Menu fechado

Diabetes: um pouco sobre esta doença

A diabetes é uma doença em que o corpo não responde aos sinais de insulina produzidos pelo pâncreas ou uma combinação dos dois. Pessoas com diabetes devem monitorar seus níveis de açúcar no sangue para ter certeza de que não vão muito altos ou muito baixos. A melhor maneira de prevenir o diabetes é evitar ou limitar todas as formas de diabetes. Indivíduos com diabetes devem ter um programa estrito de controle do diabetes. A seguir estão alguns dos medicamentos usados no tratamento do diabetes.

A forma mais comum de diabetes é o diabético tipo I ou diabetes juvenil. O diabetes juvenil ocorre quando o corpo não responde adequadamente à insulina, o principal hormônio de que o corpo precisa para produzir energia. Os cientistas acreditam que o diabetes tipo I é genético e pode ser herdado dos pais. No diabetes tipo II, o corpo não produz insulina suficiente para equilibrar os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Isso geralmente é curado por injeções de uma combinação de insulina e glicose.

Diabetes um pouco sobre esta doença

Os indivíduos com diabetes tipo I ou juvenil devem manter registros cuidadosos dos níveis de glicose no sangue todos os dias. O monitoramento da condição permite que os pesquisadores encontrem as causas exatas da doença. Os médicos usam uma variedade de métodos para prescrever medicamentos e ajustar as doses. Pessoas com diabetes não controlada correm maior risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, cegueira e insuficiência renal. O automonitoramento ajuda a manter o nível de glicose adequado, acompanhando de perto os níveis de glicose no sangue.

Pessoas com diabetes que apresentam níveis de glicose no sangue não controlados também enfrentam outros problemas graves. Essas condições incluem doenças cardíacas, que podem ser fatais. Quando os níveis de glicose no sangue estão muito altos, aumenta o risco de ataque cardíaco ou derrame. O derrame pode até ocorrer se houver um problema da artéria coronária existente. O automonitoramento para detectar uma mudança nos níveis de glicose no sangue antes que esses problemas surjam pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes ou qualquer uma de suas complicações.

Pessoas com diabetes não controlada têm maior risco de desenvolver resistência à insulina. Isso significa que as células não respondem corretamente à presença de insulina. Uma pessoa com este tipo de situação pode apresentar sintomas como fome, sede, tonturas e confusão. Os níveis de açúcar no sangue geralmente voltam ao normal quando os níveis de glicose voltam ao normal, mas isso pode levar até 6 horas. Quando esses sintomas ocorrem, cuidados médicos imediatos são recomendados para evitar danos permanentes às células.

O automonitoramento para pacientes com diabetes inclui controlar a quantidade de insulina presente no sistema ou na corrente sanguínea. Também envolve o controle dos níveis de açúcar no sangue. Os métodos de automonitoramento funcionam melhor quando são supervisionados por um médico. Isso permitirá que a pessoa mantenha uma dieta saudável para diabéticos e uma rotina de exercícios, enquanto aprende como controlar seus níveis de açúcar no sangue de forma mais eficaz.

Post relacionado